quinta-feira, 31 de março de 2011

Verdades (inconvenientes) sobre um incêndio

"Vamos celebrar A estupidez do povo Nossa polícia e televisão Vamos celebrar nosso governo Nosso estado que não é nação..." (Renato Russo) 
Ao contrário do que li na maior parte da imprensa, queria dar o meu testemunho de quem viu, pessoalmente, o incêndio na Praia Vermelha. Muitas pessoas têm me perguntado sobre o assunto e achei melhor fazer um esclarecimento sobre o que, de fato, aconteceu. A saber:



. Os bombeiros demoraram muito para chegar e agir no combate às chamas. Toda essa demora facilitou que o fogo se alastrasse. No início, o fogo estava apenas na capela, mas se espalhou pelos três andares da Faculdade de Educação.

 . Os alunos não foram orientados a deixar o prédio do Palácio Universitário logo que o incêndio começou. As aulas transcorriam normalmente. A maior parte das pessoas saiu apenas no intervalo, por vontade própria, para ver o que estava acontecendo.

. Não isolaram adequadamente a área, como deveria ser feito. Os alunos e funcionários estavam próximos do Palácio, de tal forma que, se o fogo se alastrasse, poderia provocar maiores acidentes.

. Até umas 15 horas, só havia uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma da Polícia. Essa, por sua vez, portava armas de grande porte em meio a uma multidão de alunos. Algo extremamente perigoso.

. Lamentável saber que alunos de faculdade particulares acharam graça do ocorrido e ficaram fazendo "piadinhas". Um incêndio como esses pode ocorrer em qualquer lugar. Não estamos imunes a isso.



Houve uma certa alienação de parte da sociedade que, mesmo sabendo do ocorrido, não deu a devida atenção ao fato. Isso pode ser comprovado pelo pequeno destaque dado ao episódio na imprensa. Nesses pequenos detalhes, percebemos o descaso com a educação e o patrimônio histórico do país. O Palácio Universitário é tombado e sempre apresentou dificuldades burocráticas para suas reformas.

. A Faculdade de Educação estava sendo reformada. No entanto, além dela, outras partes do Palácio também precisam de reformas, como é o caso da Escola de Comunicação.

Por fim, agradeço aos alunos e amigos que, por meio das redes sociais, também ajudaram na divulgação do que estava acontecendo no dia. Cabe a nós, futuros profissionais da Comunicação, estabelecermos esse compromisso com a verdade dos fatos.

  

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com diversos aspectos citados. Outro que fatou citar, foi o fato dos trabalhadores terem "escondido" o fogo e não chamado autoridades o mais rápido possível pois acharam que era algo "sob-controle". Enfim, parabéns pelas matérias que tem feito aqui no blog!

    ResponderExcluir
  2. obrigada pela lembrança. Foram tantas coisas que ocorreram que era difícil lembrar de tudo. Mas fica aqui o registro. Se lembrar de algo a mais, o espaço é esse. vamos esclarecer tudo isso

    ResponderExcluir