segunda-feira, 28 de março de 2011

A tristeza de Minerva

Minerva é a deusa da sabedoria. É também o símbolo da UFRJ. Está por todos os lados nos campi. Na Praia Vermelha, particularmente, há uma estátua em sua homenagem.



No entanto, hoje Minerva não está feliz. Não cultiva mais o seu sereno ar de sabedoria. Minerva estava no meio do incêndio que atingiu o Palácio Universitário, principalmente a Faculdade de Educação. Minerva viu os alunos saírem de suas salas. Viu o prédio ser evacuado. Viu a aglomeração de pessoas que se formou próximo ao local. Ouviu as explosões. Ouviu o barulho dos vidros das janelas se quebrando.

Um prédio com mais de 100 anos. Um prédio histórico. Minerva viu gerações crescendo ali, grandes talentos surgindo. Minerva viu também parte da história da minha família ser construída. Minha avó foi professora da Faculdade de Educação. Minha mãe e meu pai se conheceram e se casaram lá. Eu estudo naquele prédio. Minerva viu, certamente, outras histórias assim.



Nesse momento, provavelmente, Minerva não está mais lá. Se estiver, estará chocada e emocionada, como todo nós. Anos de história. Um palácio belíssimo e encantador. Uma tradição.

Hoje, todos os alunos e funcionários da UFRJ vão dormir mais tristes. Minerva não deve estar mais nos observando. Mas a solidariedade não será consumida por chamas. Não esqueceremos a história daquele lugar. Vamos reconstruir o que for necessário.

Minerva agradecerá.

Força UFRJ!

2 comentários:

  1. Maria Clara! Poxa, fiquei muito triste com o acontecimento de hoje, espero que possamos reconstruir o que foi perdido, afinal,é tanta História e tantas histórias, que não tem como não ficar chocado.
    Ah, sempre venho aqui no blog e não comento, mas sempre gosto! =)

    ResponderExcluir