quinta-feira, 17 de março de 2011

Descendo a ladeira...


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)
No final do ano passado, foi divulgada uma nova pesquisa do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa). Mais uma vez, o Brasil ocupava as últimas posições no ranking. Em uma avaliação internacional que mede o nível de conhecimento de estudantes de 15 anos, o país ficou em 54° em um total de 65 países. O Brasil conseguiu ficar atrás de países como Trinidad e Tobago e Tailândia.



Muitas pessoas não dão a devida atenção a esses números. Talvez pelo recente crescimento do PIB, talvez por desconhecimento.Ocupar as últimas posições em avaliações de educação já virou uma constante no país. Mudam-se as provas, os institutos. Contudo, o resultado é o mesmo, o que comprova a má qualidade do setor.

A verdade é que a educação no Brasil está sucateada desde sua base. Não há infraestrutura adequada nas escolas. São poucos e insuficientes os programas de formação e valorização dos professores, fatores esses de fundamental importância para um país que deseja estar ao lado das grandes potências. Um bom ensino é a fonte de conhecimento e deve servir como ponto de partida para o crescimento econômico.



No Brasil, por exemplo,  percebe-se que poucos são os alunos interessados no magistério, diferentemente do que ocorria antigamente. E esses poucos interessados são, muitas vezes, os que tiram notas mais baixas. Os bons alunos optam por outras áreas, como Medicina e Engenharia, profissões mais valorizadas no mercado.

São poucas também as políticas que incentivam a valorização e qualificação dos profissionais. Não há estímulos para pesquisa, participação em cursos, etc. Assim, de nada adianta ter um professor parado no tempo e que não produz e nem transmite seu conhecimento.

Desta forma, é necessário investir maciçamente na educação. Só com um bom ensino e sem "politicagem", o Brasil poderá almejar algo a mais. Caso contrário, ficará mais uma vez nas últimas posições dos rankings. E assim, várias oportunidades e talentos serão, mais uma vez, desperdiçados.

2 comentários:

  1. Ótimo texto, Maria Clara! Tudo o que você escreveu é verdade, infelizmente. No dia em que o Brasil valorizar a Educação a maioria dos problemas do país estarão resolvidos.

    ResponderExcluir