quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Primeiro dia de aula

Cabelo penteado cuidadosamente para o lado e a blusa para dentro. Agora, sim, ele está pronto. É seu primeiro dia na escola e sua mãe vai acompanhá-lo até a entrada.

Dentro do carro, já começa a notar as diferenças: não está mais só no banco de trás. Divide o espaço com seu material também. Enquanto isso, sua mãe dá as últimas explicações de onde está cada coisa na mochila, bem de como se portar em seu primeiro dia.


Pela janela do carro, ele inicia uma brincadeira: tentar adivinhar qual é o prédio em que vai estudar. No entanto, passam-se vários e nada. "Não sabia que a escola era tão distante assim." Pergunta, insistentemente,  para sua mãe "quanto tempo falta, se está muito longe ainda..." Ela pede para que o menino tenha calma, que logo eles chegam.

Quando ele começa a adormecer, o carro para. "Finalmente chegamos"- avisa a mãe.

"É importante que você me dê a mão para não nos perdermos". Logo no portão de entrada, ele percebe o que a mãe quis dizer com aquilo: há pessoas por todos os lados, um verdadeiro entra-e-sai. Todos são muito maiores que ele e estão uniformizados também. De repente, começa a se sentir mal. Não gostou do lugar e daquela barulheira. Prefere ficar em casa ou no parquinho com seus vizinhos. "Será que isso é realmente necessário?"

Depois de caminhar um pouco já pelas dependências do colégio, ele enfim começa a ver pessoas do seu tamanho. "São os seus novos colegas, filho. Fale um oi para eles". Todavia, ele ainda está meio confuso, perdido e o máximo que consegue é esboçar um sorriso.

Trimmmmmmmmm... Toca o sinal. A aula vai começar. As professoras começam a receber seus alunos e se apresentam.


Nesse momento, sua mãe larga sua mão. Ele logo nota. Ela acena, já longe. A professora passa as primeiras instruções. Ele se aproxima para ouvir melhor.

"Como esse momento é difícil..."

3 comentários:

  1. Me lembro muito bem desse dia... Chorei tanto! hahaha

    É algo realmente marcante e que se repetirá ao longo das nossas vidas, porém cada um com uma sensação diferente! Parabéns pela postagem ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, no meu primeiro dia foi quase isso, só que nem achar minha turma no pátio eu achei! Fiquei chorando até uma professora me colocar na fila certa, hahah

    ResponderExcluir