quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que você anda lendo? - Parte Dois

Se há um tipo de matéria que costuma fazer sucesso aqui no blog é a indicação de livros. Mais uma vez, então, resolvi repetir a dose, consultando também nossos amigos e seguidores pelas redes sociais. Até porque a leitura nunca se esgota, sempre temos algo a aprender com os livros.


. Guerra e paz (Liev Tolstói) -
 Mistura entre ficção e realidade, retrata a vida de duas grandes famílias aristocratas e de personagens históricos, como Napoleão e o czar Alexandre I

. Crime e Castigo (Fiódor Dostoiévski) -
Obra mais famosa de Dostoiévski, o que já não é pouco. Nela, um jovem estudante russo comete um crime e tenta ser absolvido

. Revolução dos bichos (George Orwell) -
Escrita durante a Segunda Guerra Mundial, a obra é uma verdadeira alegoria sobre a crueldade dos humanos. Nela, os animais pensam e são dotados de engajamento político.


. O triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto) -
Passado no início da República, o personagem principal é uma major nacionalista que tem ideias, no mínimo inusitadas. Por conta dessas, ele é internado e considerado um louco.

. Clara dos Anjos (Lima Barreto) -
Sugestão dos amigos. Uma mulata do subúrbio se apaixona por um jovem de melhor classe social. Você provavelmente conhece outras histórias assim que tratam desse drama.

. Ilusões (Richard Bach)- Sugestão dos amigos. Um livro sobre a história de acreditar. O que acontece quando um homem comum encontra um Messias?


. O ateneu (Raul Pompéia) -
Autobiográfico, o autor relata o período de sua adolescência que viveu dentro de um colégio interno, sofrendo na transição de menino-homem.

. Comédia em pé, o livro (vários autores) -
Livro sobre o primeiro show de stand-up comedy brasileiro. Escrito pelos humoristas Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Fernando Caruso, Paulo Carvalho e Léo Lins.

. E se o stand-up virasse livro? (Maurício Meirelles) -
Formado em Publicidade, Mauricio ama mesmo o humor. Nesse livro, ele reúne o melhor de seus textos, suas apresentações e piadas.


. Presa (Michael Crichton) -
Sugestão dos amigos. Uma experiência no deserto de Nevada escapa do laboratório e acaba provocando uma nuvem de nanopartículas autossustentáveis.

. Sol Nascente (Michael Crichton) - 
Sugestão dos amigos. O livro conta a história de uma investigação de um assassinato no lançamento da sede de uma empresa japonesa em Los Angeles.

. O fim da eternidade (Isaac Asimov) -
 Sugestão dos amigos. Viagens no tempo e paradoxos temporais em mais uma excelente história de um dos mais inventivos nomes da ciência do século XX.


. Eu, robô (Isaac Asimov) -
Sugestão dos amigos. Série de contos que tem com base as "3 Leis da Robótica", criadas pelo autor e de grande influência na ficção científica.

. Jornal Nacional, a notícia faz história (vários autores) -
Esse livro conta a história por trás dos 35 anos de sucesso do maior telejornal brasileiro, líder absoluto de audiência. Seis vezes por semana, os brasileiros esperam até às 20:30 para ouvir as principais notícias do dia e responder um certo boa noite.

. Botafogo, O Glorioso (Roberto Porto) -
O renomado jornalista alvinegro agora recorre a amigos, celebridades e até desconhecidos para contar a história do Botafogo Futebol e Regatas, bem como suas superstições, ídolos, conquistas e fracassos.


. Passos do Campeão, o Botafogo na conquista da Taça Brasil de 1968 (Auriel de Almeida) -
O reconhecimento oficial só veio em 2010, com a unificação dos títulos brasileiros pela CBF. Agora, a Taça Brasil de 1968 equivale à conquista de um Campeonato Brasileiro. Nada mais justo com um time que contava com craques como Gerson, Jairzinho e Paulo Cézar Caju.

3 comentários:

  1. Maria Clara,
    sei que comparar clássicos de Tolstói e Dostoiévski não tem muito cabimento (visto que são estilos diferentes, artistas diferentes), mas, ao mesmo tempo, é sempre clássico e natural perguntar qual o melhor dos dois. Neste caso, te pergunto: entre "Guerra e Paz" e "Crime e Castigo", qual seria o melhor, o mais indicado e sua razão de ser.

    ResponderExcluir
  2. Thamyrys, ganhei os dois livros recentemente, de aniversário. Infelizmente, não pude começar a leitura deles, pois vou viajar e eles requerem atenção. Contudo, assim que terminar a leitura dos dois, te aviso. Creio que não deve demorar muito

    ResponderExcluir
  3. Revolução dos bichos é muito bom!! E tem um álbum conceitual do Pink Floyd que segue mais ou menos a mesma linha desse livro, Animals.

    ResponderExcluir