quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Novo tempo

Ainda é de manhã na casa de Rosi, mas a família já está quase toda arrumada. Falta levar ainda algumas coisas para o carro, tentar encaixá-las no porta-malas e, então, seguir em frente.

A viagem nem é tão demorada assim, mas é necessário chegar cedo à praia, caso queira garantir um bom lugar na areia para o Réveillon.


A família de Rosi não quer só assistir à queima de fogos, na verdade. Quer fazer uma grande confraternização para celebrar o ano que chega. Uma festa que dura quase o dia inteiro e exige uma certa organização: montar a tenda, colocar a bebida para gelar, arrumar algumas cadeiras para os mais velhos se sentarem e conferir se está tudo ok com o churrasquinho.

                                                                   ********
João vai passar mais uma ano novo longe de casa. Está nos Estados Unidos, trabalhando temporariamente para uma firma local. Vai passar o Réveillon em casa mesmo, pois tem que adiantar alguns relatórios do trabalho. Contudo, vai ficar atento ao relógio e ao fuso horário. Quando der meia-noite no Brasil, vai sintonizar o canal internacional. Já que não é possível estar lá pessoalmente, o jeito é assistir à queima de fogos pela TV e matar um pouco as saudades de casa.

                                                                   ********
A família de Juvenal mora no campo em uma pequena cidade do interior. Quando dá meia-noite do dia 31, os vizinhos costumam estar reunidos na varanda de alguma casa, jogando conversa fora.

No lugar, não há nenhuma programação especial para esse dia. Nada de shows, eventos ou queima de fogos. Preferem ficar, então, com a família e com os amigos, conversando até a vinda de um novo dia.

                                                                 ********
Thiago está numa boate. Não é a primeira vez que comemora por lá. Gosta daquele clima, de conhecer gente nova e ficar dançando sem parar.

Dentro da boate, perde-se a noção de tempo. Não há janelas e o som é bem alto. Sabe-se que o dia 1° está chegando quando o DJ diminui a música e começa a contagem regressiva.

                                                                ********

Chico já está velho e vive em um apartamento acanhado, sozinho. Já quase perdeu as contas de quantos Réveillons viveu, cada um em um lugar e de forma diferentes. Agora, com mais idade e sem o mesmo pique de antigamente, escolhe passar a virada descansando. Sente sono cedo e não aguenta mais esperar até tão tarde. Assim, quando os primeiros sinais de cansaço aparecem, ele se recolhe e vai dormir.


                                                               ********
Cada uma dessas pessoas escolheu passar o dia 31 de uma forma diferente. Todavia, há uma semelhança entre elas: todas acreditam que dias melhores estão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário