quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O que você anda lendo?

Como já é tradição por aqui, período de férias é sinônimo de dicas de leitura. Desta vez, a lista foi elaborada em parceria com nossos leitores, que opinaram pela nossa página no facebook (https://www.facebook.com/pages/Blog-Letras-e-Relic%C3%A1rio/310507488982471) ou pelo nosso twitter (@letrasrelicario). Uma lista incompleta, obviamente. A cada dia novos livros são lançados e muitos nem chegamos a conhecer. Se você tiver alguma outra sugestão de leitura que não está listada aqui ou em nenhum de nossos antigos posts, compartilhe conosco.

Lembrando que faço apenas pequenas considerações sobre os livros, pois não é meu objetivo contar a história para possíveis leitores. Somente quero lançar a isca.




. A vida segundo Peanuts (Schulz)- 
Pequeno guia de sabedoria de uma das turmas mais admiradas dos quadrinhos. Nesse livro, os conselhos são ilustrados e contados pelos próprios personagens.


. O Natal de Charlie Brown (Schulz)-
Um dos mais famosos episódios da série de TV de Peanuts agora ganha uma excelente edição da L&PM. Uma simples e pequena árvore pode resgatar o verdadeiro espírito natalino.

. Diário de um Banana: a verdade nua e crua (Jeff Kinnney)- 
O quinto livro da série mantém a estrutura dos anteriores: uma espécie de caderno no qual Greg, um garoto de 11 anos, faz suas anotações bem espirituosas sobre sua rotina. Dessa vez, o protagonista tem de enfrentar as mudanças e responsabilidades da adolescência.


. O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)-
Sugestão dos amigos. Clássico para todas as idades, já foi adaptado para as telas do cinema e para o teatro. Tudo começa com um desenho feito pelo narrador e a incompreensão dos adultos diante da ilustração.

. Calvin e Haroldo: os dias estão todos ocupados (Bill Waterson)-
Mais uma publicação da série de tirinhas criada em 1985. Nono título impresso pela Conrad das aventuras de um jovem garoto e seu tigre de pelúcia.

. Casa de pensão (Aluísio Azevedo)-
Escrita juntamente com "O Cortiço",  é um dos clássicos da literatura brasileira. Descreve a rotina dos moradores, geralmente jovens do interior, nessas habitações tão características do século XIX.


. Memorial de Aires (Machado de Assis)-
Um dos últimos livros escritos por Machado de Assis. Nele, o narrador-personagem Conselheiro Aires descreve um episódio da vida de um casal e seus amigos.

. Acredite Universitários (vários autores)-
Resultado de um concurso elaborado pelo Universal Channel, no qual os universitários brasileiros deveriam escrever, criar uma peça, uma foto, etc. falando no que acreditavam. As 100 melhores respostas foram escolhidas e reunidas em um livro. Tive a honra de de ser uma das vencedoras.

. A lógica do consumo (Martin Lindstrom)-
Por que determinado produto vende mais que o outro? Por que escolhermos certas marcas? O estudioso de marketing Martin Lindstrom tenta desvendar alguns desses mistérios da publicidade com base em muitos estudos e testes, baseados no conceito de neuromarketing.


. Quinta avenida, 5 da manhã (Sam Wasson)-
Sugestão dos amigos. Recomendado principalmente para quem gosta do filme "Bonequinha de luxo" e da atriz Audrey Hepburn. Apresenta descrição completa da produção do filme, revelando ainda as mudanças culturais em Nova Iorque dos anos 60.

. Nova antologia do conto russo (organizador: Bruno Gomide)-
Quarenta contos de quarenta diferentes autores russos, a maioria inédita no Brasil. Pioneira ao ser traduzida diretamente do russo, facilitando a leitura e compreensão do leitor. As prosas mais antigas dessa antologia são do século XVIII.

. A disciplina do amor (Lygia Fagundes Telles)-
Sugestão dos amigos. Trechos de diários, fragmentos dispersos, relatos de viagens... Pequenos detalhes que revelam o imaginário da escritora. Bom para ter sempre na mão ou no bolso e ir lendo aos poucos, sem pressa.


. O vendedor de passados (José Eduardo Agualusa)-
Sugestão dos amigos. Um albino morador de Luanda, Angola ganha a vida desenhando árvores genealógicas para seus clientes famosos. Mas um dia se surpreende com um estrangeiro em busca de uma identidade angolana. O passado acaba se encontrando e misturando com o presente.

. Noah foge de casa (John Boyne)-
Do mesmo autor de "O menino do pijama listrado" e "O palácio de inverno",  Boyne agora abandona um pouco o romance histórico e investe no público juvenil. Noah, o protagonista, é um garoto de 8 anos que acha melhor fugir dos problemas a enfrentá-los. Um belo livro para refletir.

. A felicidade é fácil (Edney Silvestre)-
Depois do estrondoso sucesso de "Se eu fechar os olhos agora", premiado com o Prêmio Jabuti, Edney mostra que veio para ficar na galeria dos bons escritores contemporâneos. O enredo trata de um sequestro de uma criança tendo como pano de fundo o governo Collor.



. Reféns (Rafael Neves)-
Cinco estrangeiros são sequestrados no Afeganistão pelos talibãs e ficam em um cativeiro, antigo bunker soviético. Em meio às tentativas de fuga e discussões, os reféns percebem que têm algo em comum, capaz de unir a todos.


. 21 depois de 21 (Rafael Casé e Paulo Marcelo Sampaio)-
Lançado ano passado, o livro conta em detalhes os bastidores e as superstições envolvendo o título carioca de 1989 do Botafogo, pondo fim a longo jejum de títulos.

5 comentários:

  1. Senti falta dos livros do profeta Isaac Asimov, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Minhas susgestões entraram na lista!!! *_*

    Sua ideia de montar esta lista foi muito boa.É ótimo contar com a indicação de amigos que também gostam de ler para ficar conhecendo livros novos e interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Ótima lista, pra todos os gostos! Posso colaborar com alguma sugestão? Na minha lista destas férias estão História da arte no Brasil: textos de síntese(Myryam Oliveira e Sonia Ancora da Luz - Ed. UFRJ) e Novas fábulas fabulosas (Millôr - Ed. Desiderata). Um texto sério e outro pra rir, que ninguém é de ferro...Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esses dois do Schulz listados aqui! To lendo agora Paul McCartney - Uma vida, de Peter Ames Carlin, que conta a história desde a infância, pré-Beatles, Beatles e Wings, até os dias de hoje do Paul :)

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Sou seu mais novo seguidor.


    Excelente, para quem como eu gosto de leitura.

    Agora estou lhe fazendo um convite para conhecer meu blog de humor:

    HUMOR EM TEXTOS.

    A crônica desta semana é

    CRIANÇAS, FIQUEM QUIETAS E NÃO MEXAM EM NADA.

    E se não gostar desta crônica, no blog existem mais de 150 outras arquivadas.

    É humor e de graça.

    Voltarei breve.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir