quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que é arte?

"Os espelhos são usados para ver o rosto, a arte para ver a alma" (George Bernard Shaw)

Arte é algo tão difícil de explicar que nem nos bons dicionários consegui encontrar uma boa definição. Uma das  que encontrei afirma que a arte é a "expressão de um ideal de beleza nas obras humanas, obras de arte". Não gostei muito dessa definição, mas como não encontrei melhor...



Ao meu ver, o grande problema está na pergunta "O que é arte?". Sei que há oficialmente sete artes, a saber: música, dança/coreografia, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. No entanto, sei que elas não são tratadas da mesma forma, não recebem o mesmo destaque na mídia. Nos cadernos de artes dos jornais, por exemplo, o próprio nome "denuncia" o que que será mais abordado. É o caso do suplemento "Prosa e Verso" do jornal O Globo.




Há também algumas atividades que reivindicam seu lugar como arte, como a fotografia, os quadrinhos, as artes digitais. É uma discussão ampla e polêmica.

Confesso que sou meio chata ao avaliar uma obra de arte. Para eu admirá-la, é necessário que essa faça sentido.  Sei que esse não é o propósito de uma arte, mas não consigo aceitar passivamente isso.



O penico exposto por Marcel  Duchamp e o conhecido "quadrado branco sobre fundo branco" são consideradas artes, embora nem todos as vejam com bons olhos. Outros exemplos são os quadros de Jackson Pollock. O que para muitos são obras de arte geniais, uma vez que estão carregadas de simbologia, para outros não passam de vários borrões, sem sentido. Quem costuma defender esse último ponto de vista sempre se pergunta "Se estivesse nascido antes e fizesse a mesma coisa, teria reconhecimento? Ficaria famoso por isso?"


Muitos questionam também se a publicidade não seria uma arte. Particularmente, acho que esse é um caso muito específico. Há propagandas que pouco dizem. Contudo, também não podemos nos esquecer da criatividade das campanhas do Hortifruti, dos bichinhos da Parmalat...



Mas aí eu pergunto a você, leitor? O que você considera arte? Ou a arte está nos olhos de quem vê?

3 comentários:

  1. Se eu estivesse afim de polemizar, diria que o penico do Duchamps é a maior picaretagem do mundo. Como não quero, vou guardar essa opinião pra mim.

    Considero como arte uma obra que exigiu um esforço de seu autor. Pode ser uma escultura (mesmo que não faça sentido), uma foto, um desenho e até uma música chata, no estilo Restart. Isso porque, bem ou mal, houve um pensamento, um esforço para se conseguir o produto.

    Agora, matar um cachorro de fome, ou vender uma privada por milhões de dólares não é arte.

    ResponderExcluir
  2. Também acredito que a discussão sobre o que é arte é muito ampla, aliás, é difícil ser discutido algo tão subjetivo. A arte é definida pelos olhos de vem e gosta. Talvez não seja pra fazer sentido, mas para ser sentida, para causar um impacto forte nas pessoas.
    E eu acredito que pode-se encontrar arte em qualquer lugar (como em pichações, construções da areia etc), basta ter mente aberta pra isso.
    Aliás, sobre a publicidade ser arte, tem um ótimo exemplo aqui: http://www.lemel.co.il
    É o website de um publicitário israelense que faz campanhas de conscientização pela paz.

    Muito criativo esse post, Maria Clara!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Andressa Muniz 20anos13 de janeiro de 2012 às 22:18

    O que é arte? Poucas pergunta são capazes de provocar tão caloroso debate e resultar em tão poucas respostas satisfatórias. Mas não conseguimos chegar a uma conclusão definitiva, há, no entanto, muitas coisas que podemos dizer. Certamente, uma das razões pelas quais o homem cria é um impulso irresistível de reestruturar a si próprio e ao seu meio ambiente de uma forma ideal. A arte representa a compreensão mais profunda e as mais altas aspirações do seu criador,; ao mesmo tempo, o artista muitas vezes tem a importante função de articulador de crenças comuns. Eis por que uma grande obra contribui para nossa visão de mundo e nos deixa profundamente emocionados.

    O debate sempre gera novas aprendizagens, deixo aqui um website para compartilhar! Busquem informações sempre!

    http://noknockroom.com/

    ResponderExcluir