sábado, 29 de dezembro de 2012

Dicas de passeio - Centro do Rio

Hoje, o blog traz duas dicas de passeios no Centro do Rio: a nova filial da Livraria Cultura e a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade". 

Para quem estiver com um tempinho livre, vale muito a pena conferir essas atrações. O passeio pode ser feito com a família toda, desde os mais jovens até os avós. 

Impressionismo: Paris e  a Modernidade



Após uma temporada de dois meses  em São Paulo, a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade" está em cartaz no Rio no Centro Cultural Banco do Brasil desde o fim de outubro.

Pela primeira na Brasil, a exposição traz 85 obras de um dos mais badalados museus do mundo, o "Musée d' Orsay", em Paris. A mostra é dividida em seis módulos, ocupando dois andares, e conta um pouco da história da pintura ocidental impressionista do século XIX.

Um dos grandes méritos de "Impressionismo: Paris e a Modernidade" é o acervo. Obras de importantes pintores como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir, dentre outros estão presentes.

Além das pinturas, a exposição apresenta ainda duas projeções e uma linha cronológica detalhada, que marca os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo dos  anos.  Durante o passeio, o visitante também encontra uma pequena loja que vende livros de artes e souvenirs.

Quem pretende conferir a exposição, deve correr. A mostra acaba no dia 13 de janeiro no Rio e as filas costumam ser bem grandes. Para evitar ficar muito tempo esperando, a dica é tentar chegar assim que os portões abrem, às nove da manhã.

Durante alguns fins de semana e feriados, o horário costuma ser estendido, passando das 21h. A entrada é franca. O CCBB fica na rua Primeiro de Março, 66- Centro. O local não abre às segundas-feiras.

Para quem gosta do Impressionismo e quer conhecer mais sobre o assunto,  recomendo o site http://www.impressionismopariseamodernidade.com/, que traz todos os detalhes da exposição, ou o livro Impressionismo: Paris e a Modernidade (organizado por Guy Cogeval). A obra é um catálogo detalhado e está sendo vendida por R$95,00 na Livraria da Travessa.

Livraria Cultura



Finalmente, abriu as portas a segunda filial da Livraria Cultura no Rio de Janeiro. A nova loja fica na Rua Senador Dantas, 45- Centro, onde era o antigo Cine Vitória.

Os leitores podem usufruir dos 3.200 m² do ambiente que abrigam algumas áreas especiais, como o Espaço Kobo, destinado aos e-books e ao e-reader da marca, a Geek.etc.br com quadrinhos, videogames e outros produtos destinados ao público nerd, além de do V.Café.

São 4 andares, um catálogo com quase seis milhões de livros à venda e cerca de sete mil games/eletrônicos. Números impressionantes que ajudam a revelar a magnitude do novo ambiente. 

Ainda em fase de acabamento, a Livraria Cultura terá em seu subsolo um teatro, o Eva Herz, com capacidade para 186 pessoas. que será palco de futuras peças e shows.

A livraria fica aberta de segunda a sábado, de 9h às 21h, e aos domingos e feriados, de 13h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário