quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres

Hoje é o dia internacional da mulher. Como forma de homenagem, fiz um pequeno texto sobre a evolução do papel na mulher nos últimos tempos. No entanto, nesse texto, as personagens são conhecidas.


Em Atenas, as mulheres viviam e sofriam por seus maridos que iam para a guerra. Ficavam sós e, por vezes, descobriam amantes.  As mulheres "não tinham gosto ou vontade. Nem defeito nem qualidade.Tinham medo apenas."

Amélia viveu nos anos 40. Não era apenas uma invenção de Ataulfo Alves e Mário Lago. Amélia era mulher de verdade: lavava, passava e cozinhava. Passava fome e o pouco que ganhava seu marido usava para beber. As feministas não têm saudades de Amélia.

Ana Terra é uma personagem da trilogia "O tempo e o vento". Teve uma vida difícil na estância quando jovem. Viu o pai de seu filho ser morto por seu próprio pai. Passava a vida costurando junto com a mãe.  Com a morte dos parentes, foi corajosa ao defender sua antiga casa e optar, depois, por ir morar num novo povoado. Ficou famosa pela sua tesoura de podar que cortava o cordão umbilical dos recém-nascidos.

No século XIX a situação começou a mudar. As sufragetes queimaram seus sutiãs em praça pública. Queriam chamar a atenção para seus direitos, como o voto.

De lá para cá,  muita coisa aconteceu. As mulheres conseguiram  grandes façanhas. Contudo, ainda não têm os mesmo direitos que os homens: recebem menos para desempenhar a mesma função e são minoria  significativa no poder. Cumprem ainda uma dupla jornada de trabalho: são donas de casa e labutam.


Todavia, as mulheres continuam desempenhando papéis importantes nas artes. Músicas, filmes e livros levam o nome delas. Um reconhecimento mais que merecido.

Um comentário:

  1. A todas as mulheres, esta é uma homenagem linda... parabéns!!!

    ResponderExcluir