segunda-feira, 18 de julho de 2011

Livros e férias

Aproveitando que a maior parte das pessoas já está de férias, resolvi fazer uma nova lista com sugestões de leitura para o período, semelhante ao que esse blog fez  no início do ano. Espero que vocês gostem das dicas.



Esportes

. 11 gols de placa- Uma seleção de grandes reportagens sobre o nosso futebol, de Fernando Molica (organização):


Um dos livros da série de jornalismo esportivo, esse número mostra que o futebol vai muito além das resenhas esportivas e dos bate-papos entre torcedores. Também é possível fazer grandes reportagens investigativas no esporte.

 . Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano:


Tema de um post antigo nosso, o livro revela todo o fascínio que o futebol exerce no escritor uruguaio e nas multidões. É, sem dúvida, um dos textos mais belos e bem escritos sobre o assunto.



. Manual do jornalismo esportivo, de Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel: 


Um livro simples, de fácil leitura que ensina como deve agir o verdadeiro jornalista esportivo. Além de dicas, traz depoimentos de grandes jornalistas que viveram situações curiosas no início de carreira


. Gigantes do futebol brasileiro, de João Máximo e Marcos de Castro:


Quarenta e seis anos depois, o livro é relançado, agora em nova edição. 21 jogadores foram escolhidos para terem suas histórias contadas e suas devidas caricaturas feitas por Ique.



Comunicação/Jornalismo


. 10 reportagens que abalaram a ditadura, de Fernando Molica (organização):


Outro livro da série sobre jornalismo investigativo, esse volume reúne as melhores reportagens de um dos mais conturbados anos de nossa história. Nenhum tema escapa ao livro: violações aos direitos humanos, torturas, fome. Tudo é publicado. Sem censura.

. Dossiê Gabeira-O filme que nunca foi feito, de Geneton Moraes Neto:


Um dos maiores jornalistas brasileiros entrevista Fernando Gabeira. O resultado desse encontro é um ótimo livro, em que Gabeira conta detalhes do sequestro ao embaixador americano, de seus anos de militância e de sua vida política.


Ficção

. O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós:


Romance que traz como pano de fundo Portugal e o comportamento do clero na época. Por muito tempo, foi proibida sua leitura no Brasil e em Portugal.

. Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre:


Polêmicas à parte, o livro de estreia do então apresentador virou até best-seller e ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance de 2010. 

. Madame Bovary, de Gustave Flaubert:


Um dos romances mais famosos e polêmicos da história. Seu enredo aborda, dentre outros temas, o adultério, além de fazer críticas pesadas a burguesia e ao clero.



. A mão e a luva, de Machado de Assis:


Livro do período romântico de Machado de Assis (que ficaria internacionalmente famoso com sua fase realista), conta a história de uma moça simples que desperta o interesse de três homens e se vê diante de um dilema. 

. Esaú e Jacó, de Machado de Assis:


Penúltimo livro do autor, que viria a falecer quatro anos depois, a obra resgata algumas marcas "machadianas", como a melancolia e o lirismo. Há quem defenda que esse é o  romance de mais difícil compreensão e interpretação de Machado de Assis.

. O resto é silêncio, de Erico Verissimo:


O enredo se dá a partir do suicídio de uma moça. A partir disso, o autor constrói uma narrativa que analisa o comportamento humano e o perfil de uma época, sempre ao estilo Verissimo de escrever.




Então, leitores, vocês conhecem esses livros? O que vocês estão lendo nas férias? Compartilhe conosco!

2 comentários:

  1. Gostei da lista, Maria Clara!
    "10 crimes que abalaram a ditadura", "O crime do Padro Amaro" e "Madame Bovary" estou querendo ler já faz um tempo, mas eu já tenho uma lista pessoal pra terminar até o final do ano (na verdade, vários livros que eu comprei e até agora não consegui terminar :/ ). Mas quem sabe que consiga incluir esses, né?

    Boas férias e boa leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Li recentemente e recomendo: "Caninos Brancos", de Jack London e "A Juventude", de Joseph Conrad. No momento estou terminando "As Aventuras de Tom Sawier" de Mark Twain, uma leitura muito prazerosa.
    Já no ramo dos quadrinhos, as mais novas aquisições:
    "Laertevisão" (Laerte), um excelente presente da autora deste blog; "Batman: Year One" (Frank Miller), cujo caso se encaixa no mesmo descrito anteriormente; "Spirit Archives" (Will Eisner); "Macanudo" (Liniers); "Arzach" (Moebius); "Incal" (Jodorowsky e Moebius).
    Ainda tenho muito coisa pra ler também...

    ResponderExcluir