quinta-feira, 5 de maio de 2011

Literatura infanto-juvenil

Por sugestão dos leitores, escreverei sobre livros importantes, que marcaram minha vida. Confesso que pensei muito e não consegui eleger um único livro. E acabei falando de revistas também.


Obviamente, não comecei lendo grandes livros, muito menos os clássicos. Tudo começou com o incentivo dos meus pais, que compravam livros e quadrinhos e liam para mim. O incentivo deu resultado e hoje sou uma leitora compulsiva.

                                                     Turma da Mônica

                                             
Admita: quem nunca leu um gibi da Mônica, do Chico Bento? Quando eu era pequena, minha mãe já lia os quadrinhos para mim, fazendo uma voz diferente para cada personagem. Eu cresci e a "tradição" permaneceu. A coleção de gibis aumentou. Hoje são mais de 1.000 revistinhas guardadas com carinho.

"A turma da Mônica" tem o grande mérito de trazer entretenimento e introduzir a leitura aos pequenos. Com vários personagens, cada um com uma característica particular (a gulosa, o menino do interior), todos acabam se identificando.

Sem falar no conteúdo das histórias. Ainda que não perceptível à primeira vista, os quadrinhos abordam interessantes temas, como meteorologia (com os irmãos Nimbus e Do Contra).

                                             Harry Potter e a pedra filosofal


Assim que foi lançado, o livro já se tornou um sucesso internacional. Lembro que ganhei o livro no meio da moda e, por pura birra, não li. "Muito grande", pensei. O sucesso continuou e o filme foi lançado. Por insistência do meu irmão, acabei indo ver. E adorei. Não tinha como não se encantar com todo aquele mundo mágico de bruxos e trouxas, grandes castelos, corujas que traziam as correspondências...


Cheguei em casa e li o livro.Virei fã da série. A cada livro que passava, mais rápido eu lia. E ficava esperando o próximo livro ser lançado.

Acho que Harry Potter foi o primeiro livro que me marcou. E pensar que por pura preguiça, eu quase não li...

E você, leitor, quais livros/quadrinhos marcaram sua infância?

5 comentários:

  1. Ahh Clara que coisa fofa!

    Eu era muito viciada nos gobis da turma da monica, adorava! Mas Harry Potter, eu tambem nunca tive paciencia de ler os livros... tanto que eu nao li. ):

    ResponderExcluir
  2. Na minha infância, lembro que o primeiro livro que li foi aos 3 anos de idade. Era um livro bem grosso de contos! Cada dia eu lia um conto diferente... Tinha Chapéuzinho Vermelho, Aladin, Hansel e Gretel entre outros. Então dali em diante não parei mais! Também li muito gibis da turma da mônica e aos 8 anos li Harry Potter e a Pedra Filosofal! Então fiquei que nem você: Aguardando os lançamentos!

    Posteriormente, um livro que me marcou muito foi "Ensaio sobre a Cegueira" do Saramago. Parabéns pela postagem =)

    ResponderExcluir
  3. Tinha que ser a turma da Monica! Quando ia na sua casa só tinha revistinha da turma da Monica, em Rio das Ostras! XD
    Turma da Monica marcou bastante, também gostei mto do Seninha, mas não teve muitas publicações =\
    Ainda bem que vc pegou a série Harry Potter. Pois mta gente que conheço hj em dia, não sente prazer em ler por achar a linguagem muito infantil... mas é pq não pegaram a época, a medida que passa os volumes, vai ganhando maturidade! Sem dúvidas é um dos melhores livros! Esse livro marcou mais a minha adolescencia!
    Os livros que marcaram muito a minha infância além desses 2 HQ, foi "O menino do Dedo verde" de Maurice Druon! E Pollyana de Eleanor H. Porter!
    Beijos pra vc e toda a sua família!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma coleção enorme das revistas da Turma da Mônica, e você citou logo o Chico Bento... não gostava das histórias do Chico Bento, sempre pulava hahaha.
    Turma da Mônica e Peantus eram meus favoritos. Peanuts marcou muito minha infância, tanto os quadrinhos como o desenho animado, e continua até hoje :) E Turma da Mônica confesso que eu ainda leio também de vez em quando hahah.

    ResponderExcluir
  5. Turma da Monica ainda tenho espalhado pela casa, volta e meia leio um gibisinho, mas na época que eu era moleque...Nossa, toda hora tava com uma. E o HP.., Foi quem me trouxe pro mundo dos livros, não me vejo sem mais...

    ResponderExcluir