quinta-feira, 26 de maio de 2011

Minha Pasárgada




Na minha Pasárgada, a honestidade é inerente ao homem. Quem é honesto não merece elogios, pois não faz mais do que obrigação.

Lá, o conhecimento é de ouro. Quem é inteligente é exaltado e não discriminado.

Lá, os malandros não têm vez. Não se dão bem no final. E os cidadãos condenam esse tipo de pessoa.

Lá, não se utiliza relógio. Todos são pontuais por natureza.



Lá, o ladrão não vira vítima "por culpa do sistema". Pelo contrário, ele é punido exemplarmente.

Lá, "os mais simples são vistos como mais importantes". Não há exibição de status.

Lá, todos são amigos. Não há espaço para a falsidade e intrigas.

Lá, todos são iguais: loiros, índios, negros...



Lá, não há fanatismo religioso. Há um único deus que ama e acolhe a todos.

Lá, o pranto dá lugar ao sorriso; as brigas, ao abraço.

Lá, quem sonha, acredita e batalha é recompensado. Sempre.

Lá, "gentileza gera gentileza".

Lá, quando as pessoas vão dormir, deitam de consciência tranquila.

Pena que a minha Pasárgada seja mera utopia.

5 comentários:

  1. adorei o seu blog. acho que sou do seu período na ufrj... vc é da ec4?


    não acredito que pasárgadas sejam utopias... basta praticar.

    vou adicionar seu blog no meu :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Maria Clara!
    Texto lindo e muito bem escrito.

    Se acreditarmos que podemos fazer diferença conseguiremos tornar realidade uma 'utopia' como essa.

    ResponderExcluir
  3. Li seu texto desde quinta-feira e até agora ainda to pensando em alguma coisa pra comentar, mas nunca sei o que, só sei que quero comentar alguma coisa! hahahha
    Gostei muito do seu texto, de verdade, e uma pena mesmo isso ser mera utopia.

    ResponderExcluir
  4. Me deixou de olhos marejados... muito bonito, como um fragmento de sonho que se desprende e encontra abrigo na realidade... Seu blog tá mais do que adicionado no meu...

    ResponderExcluir