quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Análise do elenco do Botafogo - Defesa

Com o principal objetivo do ano alcançado com três rodadas de antecedência, o Botafogo precisa (e deve) começar a planejar o seu elenco para 2016. Para a disputa da série B, a diretoria apostou na contratação de jogadores que tinham experiência na competição e tinham sido destaques por suas equipes em 2014. Para 2016, no entanto, o pensamento tem que ser outro. O contrato da maior parte dos jogadores se encerra ao final dessa temporada. Os investimentos e a folha do departamento de futebol vão aumentar, mas não muito. E esse será o principal desafio: saber investir com inteligência e criatividade para o próximo ano, montando um time competitivo. Mas antes das contratações, uma avaliação do atual elenco precisa ser feita para ver que tem condições de disputar a primeira divisão ano que vem. Vamos, então, fazer uma análise do nosso elenco atual, separando-o em três publicações distintas, uma a cada dia (defesa, meio-campo e ataque). 




Goleiros
Jefferson - Líder, capitão e grande estrela do time. A formação do novo elenco começa a partir dele.
Helton Leite - Com a chegada de Ricardo Gomes, passou a ser o reserva imediato de Jefferson. Deve continuar até porque Jefferson desfalca com certa frequência a equipe com as convocações para a Seleção.
Renan - Perdeu espaço no elenco. Deve sair para buscar uma equipe que possa ser titular.
Saulo - Quarto goleiro do elenco deve virar o terceiro ano que vem.

Zagueiros
Renan Fonseca - Um dos primeiros que a diretoria procurou para renovar, embora ainda não tenha acertado. Desperta interesse do São Paulo também. Joga com seriedade e dificilmente fica machucado/suspenso, mas é bem limitado tecnicamente.
Roger Carvalho - Voltou a ser titular com Ricardo Gomes. É um zagueiro-artilheiro: faz muitos gols de cabeça. Poderia continuar para compor elenco.
Diego Giaretta - Décimo segundo jogador da equipe. É zagueiro de origem, mas também atua como lateral-esquerdo e volante. No entanto, acho que não cumpre nenhuma função com segurança. Não ficaria com ele para o ano que vem.
Alisson - Jovem zagueiro, veio do Paraná no início do ano. Quase não teve oportunidades na série B, jogando apenas uma partida. Não continuaria com ele.
Emerson - Zagueiro oriundo da base. Também teve poucas oportunidades, mas tem contrato mais longo.

Laterais-direitos
Luis Ricardo - Emprestado pelo São Paulo, virou titular com a venda de Gilberto. É experiente e avança bem. Mas é displicente em alguns lances e deixa muitos buracos na marcação.
Diego - Também da base. Jogou pouco, mas ganhou confiança após a partida com o Sampaio Corrêa em que deu duas assistências. Nesse mesmo jogo, no entanto, mostrou bastante dificuldade na marcação.

Laterais-esquerdos
Thiago Carleto - Também pertence ao São Paulo, que paga parte de seu salário. O Tricolor já sinalizou que se o Botafogo tiver interesse em continuar com o jogador, precisa bancar o seu salário integralmente. Seu ponto forte são as cobranças de falta. Falha muito na marcação e é perseguido pelo torcida. Não continuaria com ele.
Jean - Outro vindo da base alvinegra.  Seu contrato termina no fim desse ano. Nos profissionais, mostrou muita timidez. Não renovaria com ele.
Pedro Rosa - Chegou depois do Estadual após ser um dos destaque do Volta Redonda. Jogou pouco no início da série B (apenas 4 jogos) e não foi bem.  Sequer é relacionado. Como o contrato termina no fim do ano, não vai ficar.

2 comentários:

  1. Concordo com toda a análise. Nosso principal objetivo nos dois próximos anos será permanecer sem sufoco na primeira divisão, isso será fundamental para recuperarmos a capacidade de investimento.

    ResponderExcluir
  2. Apenas complementando, a nível de título nossas reais chances nos próximos anos (sem fazer loucura com o orçamento que temos) são o carioca e a Copa do Brasil, sendo que a CB precisa ser encarado como o principal objetivo.

    ResponderExcluir