quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lotado

Dezoito horas em ponto. Chega ao fim mais um dia de trabalho. "Ufa! Agora é só bater o ponto e ir para casa descansar." Mas para isso, é preciso antes pegar o transporte público. No caso, o ônibus.

No caminho até o ponto, as primeiras gotas de chuva começam a cair. À medida que o tempo passa, a chuva vai se intensificando. "Acho que vai vir um temporal".

Quando chega finalmente no ponto, após uma boa caminhada em ruas escuras, é informado que o ônibus que costuma pegar passou há pouco. "Paciência. O jeito é esperar, então."



Enquanto isso, o ponto de ônibus vai enchendo. Muitas pessoas que esqueceram o guarda-chuva tentam, em vão, se proteger. Mas chega um momento em que se molhar é inevitável. Ainda mais com as poças acumuladas no asfalto. Quando um carro passa, é "banho" na certa.

A espera pelo próximo veículo é longa. Quando esse finalmente chega, é aquela correria para ver quem entra primeiro. Nessa hora, não há qualquer respeito por fila e idosos. É cada um por si na base do "empurra-empurra".

Nem todos conseguem entrar no ônibus, uma vez que ele já estava bem cheio. "Que sorte a minha. Hoje consegui parar no 2° degrau da porta de entrada.

O motorista se vê obrigado a fechar as portas, pois já não cabe mais ninguém. Quem ficou do lado de fora protesta. Mas a viagem prossegue assim mesmo.



Para quem conseguiu entrar a situação também não é das melhores. Apesar da chuva, o dia está bem quente. E a lotação contribui para aumentar a sensação de desconforto. Não há como pegar algo na mochila para se distrair. Não há espaço. "O negócio é ficar paradinho, sem se mexer muito e se segurar bem nas curvas para não cair".

Quando finalmente consegue passar pela catraca e já relativamente perto do seu destino, uma senhora sobe no veículo. Ninguém se manifesta nem cede o lugar. "Com licença, pode-se sentar aqui, por favor". E nosso personagem prossegue o resto da viagem em pé.

Depois de longo tempo, ele chega, enfim, ao seu destino. Exausto e encharcado, finalmente poderá descansar. Mas não por muito tempo. Amanhã, começa tudo de novo.

2 comentários:

  1. acho que acontece, pelo menos uma vez na vida, com cada um de nós. (:

    ResponderExcluir
  2. Quando será lançado "Crônicas - volume I"? HEHE!

    ResponderExcluir