quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Inspiração

Quando comecei a desenvolver esse blog, em dezembro de 2010, estabeleci como meta escrever pelo menos, um texto por semana. Geralmente, as publicações ocorrem nas quintas-feiras, salvo em alguns casos específicos.

Esse compromisso que estabeleci comigo mesmo e com vocês leitores é uma tarefa árdua. Sempre me cobro para tentar manter a qualidade dos textos, embora nem sempre consiga. Mas admiro quem consegue e dedico a eles esse post.



Certamente, muitos artistas compõem suas mais famosas obras após um momento sublime de inspiração. No entanto, nem sempre essa inspiração vem. O que fazer então? Pessoas dotadas de grande talento têm maior chance de "se sentirem inspiradas". Mas e as outras pessoas? Como elas convivem com a falta de ideias?

Acredito que mesmo não sendo um artista, é possível que uma pessoa produza continuamente bons trabalhos. Contudo, para isso é necessário muito empenho e, principalmente, prática.

Um bom exemplo para ilustrar o que tento dizer são as redações que produzimos no colégio. Os professores costumam passar essas tarefas. Todavia, nem sempre estamos inspirados para fazê-las. Às vezes, não gostamos dos temas. E,  às vezes, simplesmente não estamos com vontade. O desafio é, então, produzir mesmo nessas circunstâncias adversas. Porque nem sempre trabalhamos só quando nos convém. Precisamos também saber trabalhar sobre pressão, com prazos. Deixar nossa escrivaninha de lado e sair da zona de conforto.



Assim, voltando ao nosso exemplo, quem costuma escrever sempre tem maior chance de se sair bem quando as ideias estão escassas.  A prática leva a essa melhora. Depois de tanto repetir, o texto pode não ficar brilhante, mas vai estar bom e correto.

Cabe, então, a nós propor novos desafios. Fazer um caminho diferente. Assim, estaremos mais bem preparados para os momentos nos quais as ideias não saem.

Como dizia um professor meu, "posso não ser genial, mas sou extremamente disciplinado".

Um comentário:

  1. Nem fale, o incrível é que escrever sobre determinados assuntos é extremamente chato o que torna algumas redações um martírio...

    ResponderExcluir