quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nas entrelinhas

Hoje inauguro um novo tipo de texto aqui no blog. Trata-se de interpretações de letras de algumas canções. Eu sempre tive particular interesse em entender o que o compositor escreve. Muitas vezes cantamos uma música e sua letra é tão profunda que não sabemos exatamente sobre o que estamos falando.



Por vezes, fui cética ao interpretar alguns textos. Não acreditava que a intenção do autor ao escrever era exatamente aquela pregada pelas professoras de Português nas aulas de interpretação de texto. Acredito que, às vezes, o compositor simplesmente escreve, sem pensar muito.  Não se deve "forçar a barra" para tentar extrair interpretações que não existem.

Entretanto, essa canção que apresento hoje eu só fui compreender seu verdadeiro sentido após uma aula de Português. Já conhecia a música e gostava, mas nunca tinha prestado muita atenção à letra.

Daniel na cova dos leões

Aquele gosto amargo do teu corpo
Ficou na minha boca por mais tempo.
De amargo, então salgado ficou doce,
Assim que o teu cheiro forte e lento
Fez casa nos meus braços e ainda leve,
Forte, cego e tenso, fez saber
Que ainda era muito e muito pouco.
Faço nosso o meu segredo mais sincero
E desafio o instinto dissonante.
A insegurança não me ataca quando erro
E o teu momento passa a ser o meu instante.
E o teu medo de ter medo de ter medo
Não faz da minha força confusão.
Teu corpo é meu espelho e em ti navego
E eu sei que a tua correnteza não tem direção.
Mas, tão certo quanto o erro de ser barco
A motor e insistir em usar os remos,

É o mal que a água faz quando se afoga
E o salva-vidas não está lá porque não vemos


Antes de qualquer coisa, é necessário esclarecer: quem é esse Daniel que está no título e não é citado uma única vez na canção?


O título faz uma intertextualidade com uma passagem bíblica. Daniel era um servo na Babilônia muito religioso. O Rei Dario tinha uma simpatia por Daniel, considerando-o umas das pessoas mais confiáveis e responsáveis da região.

A amizade de Daniel com Dario incomodava muitas pessoas, que viam nesse último um "protegido do rei". Esses "inimigos" criam então uma lei- aprovada por Dario- que proíbe os moradores de pedirem qualquer coisa a alguém que não o rei.

Daniel é pego "desrespeitando" essa lei, por estar rezando ao seu Deus. Como punição a essa "violação", Daniel é mandado a uma cova de leões para ser devorado, ainda que a contragosto de Dario.

Voltando à letra, então...



O título representa uma situação limite, difícil como a que Daniel enfrentou.

As palavras em negrito também merecem atenção e podem ser explicadas:

dissonante: não está afinado com o que se espera
meu espelho: seu corpo é igual ao meu

As demais, que estão também em negrito, são fundamentais para compreender seu final.

Assim, percebe-se que há uma dificuldade do autor: ele é um tipo de pessoa, mas insiste em ser outra. Ele tem um amor diferente, que "desafia o instinto dissonante". Ele é um barco a motor, mas prefere usar os remos.

Esse último verso seria, para muitos, a própria declaração da homossexualidade de Renato Russo. Uma forma diferente de expressar sua intimidade, não a escancarando, mas deixando-a subentendida, nas entrelinhas dos versos. Renato não cai na mesmice. Talvez por isso ele seja tão bom.  Faz uma bela canção e uma metáfora para ilustrar seus sentimentos. Cabe ao ouvinte entendê-la.



OBS: Como já disse ao longo do post, essa interpretação só foi possível graças à ajuda de uma professora. Obrigada, Regina Carvalho!

4 comentários:

  1. Quero ver agora uma interpretação para "I am the Walrus" dos Beatles! Haha!

    ResponderExcluir
  2. Também acho que muitas vezes o autor apenas escreveu por escrever, como um mero exercício e as pessoas ficam querende descobrir o que a pessoa quis dizer com aquilo, quando na verdade não quis dizer nada, ou quis dizer algo totalmente diferente. E "I am the Walrus" é um exemplo ótimo disso, John Lennon é incrível e bem feito pra aquelas pessoas que queriam achar pêlo em ovo nas canções dos Beatles, hahaha

    Mas voltando ao seu post, já conhecia a música, mas não sabia dessa história toda por trás, gostei :)

    ResponderExcluir
  3. Noossa, é uma, entre muitas canções do Renato, que eu nunca entendi. Pra mim não fazia o menor sentido. Mas agora entendo que ele usa metáforas muuuito suaves.
    Uma coisa que eu continuei sem entender: o que o Daniel bíblico tem a ver com o resto da letra da música?
    Ah, detalhe, comecei a ler a música e fui procurar no Youtube pra ouvir. Só depois que terminou eu vi que você já tinha feito isso pra mim... ^^"
    Adorei. Agora vou ficar com vontade de ouvir Legião. Acho que vou ter que revirar minhas coisas aqui pra encontrar os cds..

    ResponderExcluir
  4. Olá, antes de tudo, adorei seu blog, mas a minha alucinação pelo Renato Russo me fez prestar bastante atenção neste artigo. Na verdade, já interpretei essa música no meu blog, onde faço exclusivamente isso, e tenho uma idéia diferente dessa canção.
    Não acho que o Renato Russo fale da homossexualidade, mas simplesmente da parábola bíblica, já que "dissonante" pode significar também aquilo que está errado (a religião judáica de Daniel era um erro na Antiga Babilônia, que não possuía religião até Daniel escapar dos leões) e "Meu espelho" pode referir-se ao fato de, após a prova de Daniel de que seu Deus existia, Dário passar a adotar a religião judáica em seu reino, inspirado em Daniel, tendo-o com exemplo, espelho.

    ResponderExcluir