quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nando Reis

Vamos falar de música? Pensei em escrever um pouco sobre o tipo de música que gosto: o pop-rock nacional. Dentro desse estilo, resolvi falar sobre o Nando Reis, a quem considero um dos maiores compositores de sua geração.

Nando Reis não era um artista muito conhecido, embora eu já gostasse do seu trabalho. Nando não é aquele tipo de cantor-celebridade que estoura de repente e vende milhões de discos. Pelo contrário, vende poucos discos, mas tem um público fiel.



Nando é diferente. A começar pelos cabelos ruivos. Já cursou até matemática, embora hoje sua vida seja dedicada às músicas e as palavras, sendo inclusive colunista de um jornal de São Paulo.

Nando começou a ficar famoso com o Titãs. Mesmo no meio de tantos integrantes, já se destacava. Paralelamente, também compunha canções para alguns amigos, como Cássia Eller e Samuel Rosa.  Muitas composições de autoria de Nando ficaram famosas nas vozes de amigos.

Saindo do Titãs, Nando Reis grava novos discos com sua banda chamada "Os infernais". Percebe-se uma mudança no seu estilo de compor, que passa a ser mais romântico e reflexivo; diferentemente da época de Titãs, com "Bichos escrotos", por exemplo. Começa então a ficar mais conhecido do público em geral, principalmente com suas músicas que viram trilhas de novelas.

Resolvi fazer então um top 10, daquelas que são- na minha opinião- as melhores músicas de Nando Reis:

Cegos do castelo




Dois rios




É uma partida de futebol




Espatódea




N




Não vou me adaptar




O segundo sol




Por onde andei




Relicário




Resposta



2 comentários:

  1. "Resposta" é o ar que eu respiro *-*
    Amo Nando Reis, gostei muito do texto!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista! Eu particularmente prefiro a All Star (que também fez sucesso na voz de Cassia Eller). É sempre bom fazer matérias sobre músicos que não estão em evidência na mídia, mas que marcaram época. Essa semana falei sobre Toquinho e Vinícius de Moraes no meu blog. Continue assim Maria Clara =]
    Bjos

    ResponderExcluir